Adotar práticas sustentáveis é uma tendência cada vez maior entre as empresas que deseja crescer. Fomentar essas práticas é importante para sua própria existência e influencia no lucro e longevidade do negócio.

Aos longos dos anos as empresas estão se tornando mais conscientes da importância da preservação do meio ambiente e têm adotado práticas sustentáveis, como reduzir o consumo, inovar, realizar uma gestão de resíduos eficiente e compartilhar ideias para alcançar o crescimento econômico sem agredir o meio ambiente.

Saiba como essas práticas sustentáveis contribuem não só para o crescimento econômico da empresa, mas também na valorização de sua imagem perante os clientes, sociedade e concorrentes.

Praticas sustentáveis – conceito

práticas sustentáveis

A sustentabilidade de uma empresa é alcançada quando esta adota um conjunto de práticas que visam diminuir ou até mesmo eliminar os impactos negativos que seus processos causam ao meio ambiente. Essas práticas preservam os recursos naturais e mantém o equilíbrio ecológico em nosso planeta.

As práticas sustentáveis mais praticadas pelas organizações são a reciclagem, a redução do desperdício, o uso de recursos renováveis, a implantação da coleta seletiva, a redução de consumo de água, o tratamento correto de resíduos e efluentes, etc.. Através delas a empresa poderá atingir o desenvolvimento sustentável.

Além de ter grande importância social e ambiental, as práticas sustentáveis auxiliam a empresa a se posicionar positivamente perante seus clientes. Haja vista que os consumidores ficaram mais conscientes da importância da preservação ambiental e, buscam produtos e serviços de empresas sustentáveis.

É comum muitos pensarem que uma organização que possui uma ou duas ações que visam atender a sustentabilidade pode ser chamadas de empresa sustentáveis, no entanto isso é uma afirmação errônea.

Para que essa instituição seja considerada sustentável é necessário que sejam adotadas atitudes éticas e práticas que possuem tendência ao crescimento ambiental e econômico.

O conceito de empresa sustentável está baseado em três pilares: econômico, ambiental e social. Esse termo é definido como sendo um conjunto de ações adotadas pelas empresas com o objetivo de atuar de maneira consciente e com atitudes éticas. O que ela mais visa é o respeito ao ambiente e à sociedade em que está inserida. Além, do lucro que essas práticas podem trazer para a organização.

A Natura é um exemplo de como uma empresa que cresce mais adotando práticas sustentáveis. Em 2017 a empresa de produtos de beleza e cuidados com a pele foi apontada como A Empresa Sustentável do Ano pelo Guia EXAME de Sustentabilidade 2017. Só na região Amazônica a empresa movimentou 1,1 bilhão de reais. E teve um lucro de 166,7 milhões de reais.

Os benefícios das práticas sustentáveis

práticas sustentáveis

Uma organização que não preocupa com os impactos sociais e ambientais negativos que seus processos causam gera má publicidade. Isso afeta significativamente os rendimentos das empresas e, consequentemente, seu crescimento. Haja vista que muitos clientes buscam empresas que possuem uma marca ecológica.

Existem diferentes maneiras de uma empresa crescer mais adotando práticas sustentáveis. Os seus benefícios são várias, como:

  • redução de custos;
  • desenvolvimento de uma cultura sustentável;
  • desenvolvimento de uma equipe mais comprometida;
  • a redução do desperdício com a pratica do reuso.

Além disso, o desenvolvimento de tecnologias modernas que permitam o reaproveitamento e destinação correta dos resíduos. A gestão eficiente dos resíduos é fundamental para se tornar uma empresa sustentável.

Neste aspecto, o VG Resíduos pode ajudar muito a empresa. Com o software de gestão de resíduos a empresa mapeia 100% dos resíduos gerados, realiza gestão integrada das unidades, aplica metas de redução, monitora e destina adequadamente os resíduos.

Práticas Sustentáveis nas empresas

práticas sustentáveis

As práticas sustentáveis farão que sua empresa seja ainda mais valorizada pelos seus antigos clientes, além de permite que você conquiste ainda mais consumidores. Sendo assim o seu negócio crescerá mais e de forma positiva.  Conheça algumas práticas sustentáveis para aplicar na sua organização:

Substitua os descartáveis

Incentive seus colaboradores a utilizarem copos e canecas laváveis, assim à empresa reduzirá o custo com a aquisição desses materiais e com o descarte de resíduos.

Economize papel, água e energia

 Na gestão de resíduos, por exemplo, substitua arquivos em papel por arquivos eletrônicos. Muitos documentos hoje podem ser enviados via PDF para órgãos ambientais. No software da VG Resíduos você consegue gerar inúmeros documentos automaticamente, substituindo os arquivos em papel.

Realize campanha de redução de água. Muitas organizações hoje fazem reuso de água em alguns processos.

Substitua equipamentos com consumo alto de energia por outros mais modernos.

As campanhas para redução de papel, água e energia é fundamental para adotar práticas sustentáveis na empresa.

Invista na reciclagem

práticas sustentáveis

Os materiais que não serão mais usados podem ter utilidade para outra empresa. A sua organização consegue aumentar seus lucros vendendo esses materiais para elas. No Mercado de Resíduos, você encontra organizações interessadas em seu resíduo, além de ser uma excelente opção para dar a destinação final ambientalmente correta.

Crie projetos de preservação do meio ambiente

 Uma prática sustentável adota pelas empresas e que gera valor ao negócio, principalmente em relação aos clientes são os projetos de preservação do meio ambiente. Crie dentro da organização esses projetos e envolva a equipe.

Adotar práticas sustentáveis se tornou praticamente uma obrigação das empresas que desejam crescer no mercado cada vez mais competitivo. Fomentar essas práticas é importante e influencia no lucro e longevidade do negócio. Há várias possibilidades de colocar essas ações em prática, como reduzir o consumo, inovar, realizar uma gestão de resíduos eficiente e compartilhar ideias para alcançar o crescimento econômico sem agredir o meio ambiente.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Como sua empresa pode lucrar mais adotando práticas sustentáveis?

melhor preço para sua destinação de resíduos